17 out Uma pitada de aventura
Não sei quanto a você, mas eu não dispenso uma boa aventura! E foi assim, em busca de adrenalina, que conheci o pequeno município de Apiúna, localizado no médio Vale do Itajaí. A origem do nome vem dos índios tupi e significa “cabeço-negro”, em referência à montanha de forma arredondada e escura que fica na região, o Morro Dom Bosco.
Se você tiver fôlego para encarar os 390 metros de altura do Morro Dom Bosco, vale a caminhada, o visual é simplesmente fascinante! E lá no topo está a Capela de Dom Bosco, construída por Padres e alguns moradores apiunenses em 1948, portanto há 61 anos.
Apesar de pequena em suas dimensões, Apiúna reserva muitas surpresas, principalmente aos amantes dos esportes radicais, o turismo de aventura é o principal atrativo do município, atividades como rafting, canionismo, rapel e montanhismo são bem comuns por aqui. E para experimentar esse lado mais emocionante do município, escolhi a empresa Ativa Rafting e Aventuras.
Antes de sair para as atividades escolhidas, você precisa fazer um rápido treinamento. Como optei por Rapel e Rafting, tive que descer uma parede e treinar o rafting em terra firme.
Parada obrigatória de Apiúna, o rio Itajaí-Açu é considerado o melhor rio do Brasil para a prática de Rafting, principalmente pelos vários níveis de corredeiras! E posso falar, foi simplesmente emocionante. #Amei
Depois do rafting, seguimos para o interior do município, mais ou menos uns 20 km do centro, na localidade do Baú. Um vale encravado nas montanhas, a 800 metros do nível do mar, um verdadeiro recanto da natureza. E com uma caminhada de 5 minutos em campo aberto, você chega ao topo da Cachoeira do Baú com seus 35 metros de queda livre.
Ah, sabe esse ponto vermelho do lado direito na última foto? É o capacete do meu instrutor! #Altopraburro rsrs
Beijos Fê
Fotos: Bloglovers